segunda-feira, 23 de julho de 2012

NÃO SEJA PALHAÇO - VOTE NULO!



"O estado diz que somos todos iguais, vivendo numa democracia, mas diante do soberano supremo, o único digno de comandar, nós todos nos tínhamos tornado iguais, pessoas iguais, isto é, zero. Diante do proprietário supremo, tornamo-nos todos mendigos iguais. É nisso que consiste o tipo de educação e de cultura que pode me dar o Estado: ele faz de mim um instrumento utilizável, um membro útil da sociedade.” (Stiner).

"Conformar-se com o caos social e achar que teremos voz através dos meios ditos “legais” e “democráticos” do estado é a ilusão que o mesmo nos faz acreditar. Ser livre é ter igualdade de voz, ser reconhecido como alguém que tem opiniões e deve participar das decisões que vão interferir em sua vida e em seu meio, garantindo-lhe o que é necessário à vida, sem intermediações ou burocratismos, que têm por objetivo não representar, mas isolar, afastar o povo do poder. Acreditamos na  impossibilidade da liberdade política sem igualdade política. Impossibilidade desta, sem igualdade econômica e social.” (Bakunin).

 “A liberdade política significa que a “polis”, o Estado são livres; a liberdade religiosa, que a religião é livre; a liberdade de consciência, que a consciência é livre e não que eu seja livre do Estado, da religião e da consciência, ou que eu tenha me livrado disso tudo. Não se trata de minha liberdade, mas daquela de uma potência que me domina e me subjuga: um de meus tiranos – o Estado, a religião, a consciência – é livre, um desses tiranos que fazem de mim seu escravo, de tal modo que sua liberdade é minha escravidão.” (Stirner) 

"Liberdade consiste no "desenvolvimento pleno de todas as faculdades e poderes de cada ser humano, pela educação, pelo avanço científico, e pela prosperidade material.Tal concepção de liberdade é "eminentemente social, porque só pode ser concretizada em sociedade," não em isolamento. Liberdade é "a revolta do indivíduo contra todo tipo de autoridade, divina, coletiva ou individual." (Bakunin) 

Um comentário:

UIVOZINES disse...

O voto nulo, não é anular-se do processo, não é conformismo ou aceitação do sistema, não é negação de “direito” também não é uma troca por políticos melhores, Muito pelo contrário, é um ato de poder atuar ativamente sem representantes, protestar contra a estrutura do estado que “torna legal” e de “direito” o sistema vigente. Sistema no qual legaliza e mantém uma grande parte da população mundial na miséria absoluta (uma parte de marionetes medianos no facebook, discutindo sobre futebol, suas partes, coincidência ou manipulação ¿) enquanto uma pequena parte (13 famílias se não me engane) controla o mundo sob chancela do onipresente estado.