segunda-feira, 30 de maio de 2011

Espanha - Catalunha - Barcelona - 27/05/2011

Manifestações pacifistas

Policia fascista defendendo o estado, as multinacionais e os partidos




Se tens acompanhado as notícias onde moras, num PC, em sites, no Facebbok, no Twitter, nas notícias de jornais grandes, no Brasil e mundo afora, alguma coisa deve estar aparecendo sobre as espontaneas, pacificas e exuberantes manifestaçoes populares, aqui na Espanha.

Hoje é dia de eleiçoes para os cargos abaixo de Presidente e há uma semana ou mais, um certo número de pessoas de repente se deram conta de que nao adiantava votar, tudo ficaria na mesma.

Pra que votar, se nao muda nada??
Foi uma idéia-mae que contagiou as redes sociais pelos computadores. Se espalhou que nem rastilho de fogo em campo seco. Num uuF.

Em Madrid houve até 200 mil manifestantes de vez, especialmente em torno da Porta do Sol, o pessoal foi chegando, uns chamaram outros, o povo acampou ali desde o dia 14 de maio, armaram barracas, trouxeram sofás e cadeiras,colchoes, montaram postos de abastecimento, comunicaçoes, etc.
Em Barcelona as Ramblas voltaram a ser do povo, os turistas só espiavam, interessados...

E ninguém tinha organizado isso antes!
Nao nessa escala. Algumas pessoas queriam fazer uma vigília cívica para pensar e debater alternativas ao quadro político-financeiro, algo assim.
Havia algumas vozes que diziam que assim nao dava, que tinha de mudar, mas daí a juntar um povaréu desses de uma hora pra outra! Sem gastar um tostao em propaganda!

Nenhum partido havia convocado!
Os que protestavam nao apoiavam nenhum partido!

Queriam democracia real - nao a dos banqueiros e do FMI e dos corruptos. Querem outro sistema para suas vidas.

Criaram até um CORRUPTÓDROMO.

As notícias e as imagens eram instantaneas: Facebook, twitter, telefone móvil, etc. Tudo ao vivo. Dá pra ver tudo no computador!!!
As palestras, os debates, as cançoes. Gente de todas as idades. Reunidos para estudar a crise e apontar saídas. Rejeitando votar para escolher o menos pior. Fotos e fotos de gente estudando seriamente.
E o minuto de silencio compartilhado por 25 mil nas ruas, em Madrid, à meia-noite...

O governo ficou abobado e assustado , mas nao arriscou piorar exatamente a situaçao: o Presidente Zapatero nao deixou mais a polícia intervir, depois que na primeira noite a polícia colocou em cana alguns demonstrantes, que só estavam dormindo encostados numa fonte. Esse ato injustificado de prender gente que nao esculhambava, nem resistia a prisao, indignou deveras quem assistiu ao vivo ou pelas nets. Foi o estopim.

Os políticos disseram que eram jovens agitadores, terroristas infiltrados, drogados, delinquentes, desajustados, imigrantes, etc, etc...

Como tudo foi gravado por inúmeros "móveis", logo largado nas nets, a reaçao foi imediata. O nível da indignaçao subiu, mais e mais gente saiu às ruas para comentar o que sucedia.

Os politicos quiseram proibir reunioes populares nas ruas, reunioes que "eles" nao haviam convocado, é claro.
O argumento era que esse tipo de reunioes nao "fazia bem para o sistema de eleiçoes"....

No dia seguinte choveu pra valer, de noite tb, baixou a temperatura pra valer, e o pessoal firme, cada vez chegou mais gente, com frio e chuva.

O Tribunal Eleitoral proibiu as manifestaçoes (que na noite de ontem continuaram ocorrendo na maioria das grandes cidades espanholas, até aqui em Palma de Mallorca). Mas a Constituiçao permite. As praças nunca mais ficaram vazias desde o dia 14 de maio .
E nem o PP nem o PSOE se arriscam a ir abertamente contra essas multidoes. Nao que sejam a favor, o que nao querem é perder mais votos ainda.
Esses sao os dois grandes partidos, sao os grandes responsáveis pela corrupçao e as mazelas sociais destas últimas décadas, nestas plagas.

E como dizia um cartaz: armar barraca para ver Justin Bieber cantar ou e Real Madrid jogar, pode, entao o que há demais em se juntar para reclamar de falta de emprego, de estudo, de futuro para 44% dos jovens espanhois abaixo de 25 anos??

Aqui nas Ilhas Baleares, 60% das famílias nao chegam ao fim do mes com o salário, e aumenta o número das famílias onde nenhuma só pessoa da família tem emprego.

A realidade é negra para mais da metade da populaçao mundial. Nao há esperança de futuro para os jovens, e os velhos devagarinho escorrregam para a pobreza total. Postos de trabalho desaparecem para sempre - neste sistema.
Isso já se vinha dizendo há décadas. Pessoal escutava e achava que com eles nao ia acontecer. Pois está acontecendo.
Pois agora atingiu uma massa critica aqui na Espanha.

Milhares de pessoas se reunindo pacificamente, sem que ocorra um só incidente, sem fazer balbúrdia, respeitando os princípios da nao-violencia! Querendo mudanças profundas no sistema!

Em Bruxelas, Londres, USA, Roma, Berlin e outros lugares (ate SP) houve simpatizantes que também se reuniram para fazer uma vigília de reflexao e meditaçao.

A instantanea capacidade de organizar a turma em setores (limpeza, farmácia, comida, etc) foi aparecendo a medida que as necessidades iam aparecendo. Impressionante. Voluntarios sempre mais se oferecendo para carregar o lixo embora, manter a praça limpa, trazer água, comida, cobertores, enfermeiras e medicos se apresentando para cuidar da pressao, etc, pois há muita gente velha no meio da multidao. E todos sabem que nao estao arriscando a perder mais nada, Já perderam tudo.

Faz sentido: está na hora de sair pra rua e exigir vida decente, pois qual é o futuro para quem está na pobreza ou no desemprego?

Esta mensagem está saindo meio tosca e improvisada, há muitos detalhes que omiti, vcs se colem aos pcs de vcs e descubram adiante. Sites do Guardian, do EL Pais e de outros jornais mais sérios informam bastante, se bem que dá para sentir o dedo do editor apagando o que o repórter gostaria de dizer. Na Face e no Twitter se aprende tudo na horinha.

Nao li ainda como foi ontem, mas ontem no radio a sugestao nas nets era a de que cada pueblo se reunisse, que discutissem seus próprios problemas entre si, se dessem conta das suas realidades - e apontassem para as falhas do sistema, evidentes ali onde moravam, e buscassem juntos por soluçoes.

Piazadinha, que sentimento maravilhoso o de fazer parte conscientemente do acordar de uma naçao - sao cidadaos civilizados e alfabetizados que sabem utilizar a nao-violencia para conseguir os objetivos de mudanças profundas nos sistemas que asfixiam a humanidade. Pelo menos no país deles eles identificam los ladrones instituidos, la estafa, la trampa de los banqueros. E estao cansados disso tudo! Começo a sentir mais esperança. A nao-violencia finalmente alcançou o novo século de maneira natural, fruto dos tempos...



Texto e imagens: CEPS

Nenhum comentário: