ESCOLA DA AIT NAS AMÉRICA
Recuperar a memória do papel da pedagogia libertária no Brasil e nas Américas, como resgate a contribuição, e a participação ativa dos trabalhadores na luta pela transformação social, por meio do acumulo e troca de conhecimento com o objetivo da emancipação, da liberdade, da solidariedade, da dignidade e justiça; que em sua concepção a educação deve ser fundada no princípio da igualdade natural humana, de que se deriva a exigência do desenvolvimento de todas as suas possibilidades e potencialidades independente da classe social, que pretende constituir o ser liberto com uma personalidade equilibrada e afastada de todo preconceito de todo dogmatismo e exploração. Para Francisco Ferrer, a educação deve ser um instrumento de emancipação e propagação das idéias libertárias diante do “servilismo” do ensino oficial da educação, “poderoso meio de subjugação nas mãos dos dirigentes”, que habitua as crianças “a obedecer, a crer, a pensar segundo seus dogmas sociais que nos regem”. Para ele, o ensino deve ser uma força a serviço da mudança: “queremos homens capazes de evoluir incessantemente, capazes de destruir, renovar constantemente os meios e renovar-se a si mesmos”, sem abandonar os princípios que sustentaram ao longo da história, as lutas pelas conquistas dos direitos dos trabalhadores e pela garantia da liberdade individual.
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