terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO, O ESPELHO SOCIAL AO LONGO DOS TEMPOS


Quando falamos de educação hoje, logo vem a mente toda a estrutura existente atualmente, ou seja; escolas, professores,materiais didáticos e etc...Mas não podemos esquecer que desde os primórdios do tempo já haviam sistemas de educação entre os povos primitivos, claro que sem todo este aparato e nossos métodos atuais.
Denominamos este tipo de ensino como educação difusa. A característica desta educação no processo educativo nas comunidades tribais podemos destacar dentre elas, o método da imitação e a formação integral do indivíduo como membro da sociedade.
A metodologia utilizada por esses povos, era quase instintiva de imitar, ou seja, a educação ocorria sem a necessidade de um mestre e classes propriamente ditos,e sim no espelho, a criança aprendia, olhando, observando, praticando, errando e conforme as necessidades da tribo,como por exemplo:a caça, a pesca; etc..., era necessário somente olhar e aplicar, tendo como um instrutor,um adulto que possuísse paciência e respeito com os aprendizes. O indivíduo recebia de sua comunidade, uma formação integral, ou seja, todos recebiam o mesmo conhecimento, aprendia os mesmos ofícios, a partir daí as crianças começavam um processo próprio de identidade, valores, princípios e aptidões, cada um conforme suas peculiaridades.
Assim vemos que estas características apresentadas, foram utilizadas por povos primitivos, onde ensinava-se naturalmente através da imitação nas suas atividades do dia-a-dia da tribo, e que cada um conforme o aprendizado ia se desenvolvendo como membro participante da sua comunidade.
Portanto devemos fazer uma analogia com a nossa educação hoje, parar para pensar em nossa responsabilidade como espelhos,devemos ser exemplos, o que fazemos, para que fazemos,o que queremos. Devemos fazer de nossas crianças participantes da vida social e não como espectadoras, que exemplo estamos dando hoje para nossas crianças????

Texto: Adelaide Araujo
Fotografia: Hopker

Nenhum comentário: